Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141579
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:28Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3373-3381 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141579 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141579 | - |
dc.description.abstract | Este relato de experiência ocorreu no Município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no ano de 2009 com equipes gestoras de escolas municipais de educação infantil. A formação destes gestores é comumente coordenada por Orientadores Pedagógicos da Secretaria de Educação, cuja atribuição de escolas é realizada periodicamente. O grupo já havia sido acompanhado por mim, cujas discussões ocorreram sobre a formação de educadores da infância. As equipes gestoras eram compostas de diretores, vice-diretores e coordenadores debatendo os perfis necessários aos educadores mais sensíveis às crianças e ao diálogo com elas. A instância de reflexões constituiu-se em espaço para compartilhar observáveis em relação às escolas e educadores, sendo comum o olhar para relações esvaziadas de afeto, havendo distanciamentos e sisudez nas relações com as crianças de 3 a 5 anos. Mapeadas as problemáticas comuns, o eixo de aprofundamento foi a formação estética como alternativa disparadora para sensibilizar e afetar educadores para a educação humanizadora. Os encontros com gestores visaram estas sensibilizações nos quais puderam experimentar linguagens corporais e das artes visuais, deslocando sua forma também rígida e histórica de ser formador do educador da infância. Experimentaram brincadeiras tradicionais da infância, danças, vivenciaram expressões com tintas, massas, suportes variados, textos poéticos, permitindo a si, enquanto formadores, sentir a importância da dimensão estética como educadores da infância. O referencial teórico foi a abordagem de Paulo Freire sobre a inteireza da formação de professores progressistas. | pt |
dc.format.extent | 3373-3381 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de educadores | pt |
dc.subject | Educação estética | pt |
dc.subject | Educação infantil | pt |
dc.title | A importância da dimensão estética para educadores da infância | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Educação, São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Educação, São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3373-3381.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.