You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGabini, Wanderlei Sebastião-
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugenio da Silva-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:29Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:38Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141590-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141590-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo.pt
dc.format.extent6359-6371-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectComputadorpt
dc.titleFormação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas de Jaú (FIJ)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationFaculdades Integradas de Jaú (FIJ), Jaú, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.