Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141590
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gabini, Wanderlei Sebastião | - |
dc.contributor.author | Diniz, Renato Eugenio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:29Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6359-6371 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141590 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141590 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação docente e o ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto das novas tecnologias da informação, apontando a contribuição das mesmas nas atividades envolvidas na aprendizagem escolar. A pesquisa desenvolveu-se através da observação participante junto a um grupo de professores que atuava no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual paulista; foi utilizado, ainda, um ambiente virtual para a realização de atividades entre os encontros presenciais. Questões próprias da ação docente, envolvendo conteúdos para as quais o professor dos anos iniciais não teve formação específica, ficaram evidenciadas, sobretudo quanto à insegurança no desenvolvimento de alguns de determinados temas. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, desenvolver atividades que privilegiam a investigação no processo educativo e promover a reflexão sobre a prática, configuraram-se pontos importantes da pesquisa. Em relação ao uso do computador, emergiram, o cuidado com planejamento das atividades, o estudo em grupo, antes do trabalho com os alunos, além da preocupação com o que explorar e com o que ofereciam os recursos. A proposta de uma ação de formação continuada desenvolvida na escola, local de atuação dos professores, permitiu considerar as variáveis do cotidiano escolar e as peculiaridades, para potencializar as reflexões sobre a prática docente, em um processo de construção coletiva e busca de soluções para os problemas próprios do contexto desse grupo. | pt |
dc.format.extent | 6359-6371 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Computador | pt |
dc.title | Formação docente, ensino de ciências e novas tecnologias: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), Jaú, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6359-6371.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.