You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141592
Title: 
Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas questões sobre a formação docente, particularmente, no âmbito das Licenciaturas de áreas específicas, e as possíveis contribuições da inserção no Programa PIBID/CAPES. A reflexão articula-se ao processo de investigação realizado junto a um subprojeto em desenvolvimento e vinculado à Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A participação no Projeto suscitou várias questões que estão associadas às discussões contemporâneas sobre a formação docente, no âmbito das orientações oficiais e das reflexões teóricas. Por outro lado, o desenvolvimento das atividades, a inserção dos bolsistas na escola parceira e as reflexões realizadas pela equipe (bolsistas, professora supervisora da escola, docentes da universidade) promoveram o desenvolvimento de ações didáticas e interdisciplinares que permitem analisar as contribuições do Programa no contexto da formação inicial do professor, em especial no que diz respeito ao conhecimento da realidade escolar, no protagonismo e criação de atividades, e no reconhecimento do compromisso político e social da atuação docente.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2443-2455
Time Duration: 
2443-2455
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação docente
  • Licenciaturas
  • PIBID
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141592
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.