You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Vinícius Marques da-
dc.contributor.authorBatista, Angelina-
dc.contributor.authorTancler, Lívia Paschoal-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:29Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6764-6771-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141594-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141594-
dc.description.abstractDurante o ano de 2013 foi realizado o projeto intitulado “Alfabetização e construção da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, numa escola municipal de Botucatu - SP. O projeto teve como objetivo auxiliar alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas competências linguísticas, para que eles pudessem obter sucesso na leitura e escrita, uma vez que alguns deles, por razões diversas, não conseguiram se alfabetizar no período previsto para isso nas atividades escolares. Tomamos como ponto de partida as dificuldades de cada aluno e trabalhamos para que eles melhorassem seus desempenhos em relação à escrita e leitura. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais didáticos de uso escolar corrente, lúdicos e textos para atender a dificuldade de cada criança envolvida. Entre estes materiais estavam jogos de memória, contos para ler e interpretar e brincadeiras que favorecessem o aprendizado da leitura e escrita. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois pudemos perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades e o desempenho bem sucedido deles. Os alunos aprenderam a prestar mais atenção naquilo que escreviam, conseguindo, inclusive, corrigir os erros que cometiam durante a execução dos exercícios propostos. Passaram a ler com mais facilidade e, alguns, ficaram menos inibidos de expor ideias e realizar a leitura na frente dos demais. O projeto foi produtivo e obtivemos sucesso porque atendeu as crianças em suas dificuldades e deu a elas oportunidade de se expressarem melhor, se comunicarem com mais propriedade e de ter maior domínio da língua, sem falar na melhoria do desempenho em sala de aula, com notas mais elevadas.pt
dc.format.extent6764-6771-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectLeitura e escritapt
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt
dc.titleLeitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6764-6771.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.