Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141594
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Vinícius Marques da | - |
dc.contributor.author | Batista, Angelina | - |
dc.contributor.author | Tancler, Lívia Paschoal | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:29Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6764-6771 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141594 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141594 | - |
dc.description.abstract | Durante o ano de 2013 foi realizado o projeto intitulado “Alfabetização e construção da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, numa escola municipal de Botucatu - SP. O projeto teve como objetivo auxiliar alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de suas competências linguísticas, para que eles pudessem obter sucesso na leitura e escrita, uma vez que alguns deles, por razões diversas, não conseguiram se alfabetizar no período previsto para isso nas atividades escolares. Tomamos como ponto de partida as dificuldades de cada aluno e trabalhamos para que eles melhorassem seus desempenhos em relação à escrita e leitura. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados materiais didáticos de uso escolar corrente, lúdicos e textos para atender a dificuldade de cada criança envolvida. Entre estes materiais estavam jogos de memória, contos para ler e interpretar e brincadeiras que favorecessem o aprendizado da leitura e escrita. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois pudemos perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades e o desempenho bem sucedido deles. Os alunos aprenderam a prestar mais atenção naquilo que escreviam, conseguindo, inclusive, corrigir os erros que cometiam durante a execução dos exercícios propostos. Passaram a ler com mais facilidade e, alguns, ficaram menos inibidos de expor ideias e realizar a leitura na frente dos demais. O projeto foi produtivo e obtivemos sucesso porque atendeu as crianças em suas dificuldades e deu a elas oportunidade de se expressarem melhor, se comunicarem com mais propriedade e de ter maior domínio da língua, sem falar na melhoria do desempenho em sala de aula, com notas mais elevadas. | pt |
dc.format.extent | 6764-6771 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Leitura e escrita | pt |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt |
dc.title | Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: tentando superar defasagens de aprendizagem | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6764-6771.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.