You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCassão, Pamela Aparecida-
dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemi-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-6012-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141595-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141595-
dc.description.abstractO presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent6000-6012-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectProfissionalidadept
dc.subjectProfessor iniciantept
dc.subjectMarcas de alteridadept
dc.titleProfessores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.