Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141598
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Redling, Julyette Priscila | - |
dc.contributor.author | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
dc.contributor.author | Meneghetti, Renata Cristina Geromel | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:40Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:30Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:40Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6213-6225 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141598 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141598 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos alunos, a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. E, dessa forma, o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas é concebido como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno. Nesse processo, o papel do professor é o de orientar e supervisionar o trabalho dos alunos e formalizar as ideias construídas ao seu final. Assim, o desenvolvimento dessa pesquisa se deu com o objetivo investigar e analisar a compreensão e a prática de professores de matemática do Ensino Fundamental II sobre Resolução de Problemas, sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática e as ações de ensino-aprendizagem envolvendo resolução de problemas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário, observação e entrevista semi-estruturada e para a análise dos dados, o método escolhido foi à análise de conteúdo, onde buscamos dentre outras coisas, analisar as mensagens subliminares das falas dos professores. Foi possível identificar com a investigação, que os professores verbalizam suas concepções e crenças de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, com o foco num trabalho onde os alunos desenvolvem sua capacidade de aprendizagem autônoma. Contudo, suas ações apontam para uma realidade diferente, onde os conteúdos são formalizados previamente e os problemas são utilizados para finalizar os assuntos, fato que não caracteriza o uso da Resolução de Problemas enquanto Metodologia de Ensino-Aprendizagem. | pt |
dc.format.extent | 6213-6225 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Uma investigação a respeito da metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo (USP), São Carlos | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), Botucatu | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6213-6225.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.