You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAugusto, Thaís Gimenez da Silva-
dc.contributor.authorSantana, Agatha Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:40Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3785-3797-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141600-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141600-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada para professores de Ciências e Biologia, vinculados a Diretoria de Ensino de Jaboticabal, que buscou promover a integração entre os docentes da rede pública estadual e os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, estimulando a reflexão conjunta sobre o Currículo do Estado de São Paulo. Outro objetivo dos encontros de formação foi diagnosticar e atender as necessidades formativas dos professores participantes. As temáticas apontadas pelos professores como as mais complexas para se ensinar foram Astronomia (para os docentes de ensino fundamental) e Evolução (para os docentes de ensino médio). Ocorreu um encontro inicial que reuniu cerca de cinquenta docentes de Ciências e Biologia e foi tratado o tema da organização das habilidades e competências no Currículo Estadual. Nos encontros seguintes, os professores de ensino fundamental e ensino médio foram convocados separadamente, ocorrendo dois encontros com cada grupo. Nesses encontros, foram desenvolvidas as temáticas de Evolução e Astronomia e os professores participantes demonstraram bastante interesse pelas atividades formativas.pt
dc.format.extent3785-3797-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectCurrículo do estado de São Paulopt
dc.titleEncontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3785-3797.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.