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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141602
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Karina Souza de | - |
dc.contributor.author | Urbinati, Eliza | - |
dc.contributor.author | Souza, Tatiana Noronha de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:30Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141602 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141602 | - |
dc.description.abstract | O presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino. | pt |
dc.format.extent | 10279-10291 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Experiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infância | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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