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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Karina Souza de-
dc.contributor.authorUrbinati, Eliza-
dc.contributor.authorSouza, Tatiana Noronha de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10279-10291-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141602-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141602-
dc.description.abstractO presente projeto teve como objetivo realizar experiências no campo das ciências, com crianças de uma pré-escola no interior de São Paulo. Desenvolvidas por duas alunas do curso de Ciências Biológicas, o trabalho deve como desafio a realização constante de avaliações diagnósticas acerca dos saberes das crianças, planejamento, desenvolvimento e reavaliação das atividades. A proposta também envolvia o não estabelecimento prévio de temas pelas alunas bolsistas, mas os temas foram levantados a cada encontro, por meio do diálogo constante estabelecido com as crianças. Os resultados mostraram avanços no desenvolvimento da linguagem oral das crianças, na qualidade das relações estabelecidas com os colegas - aguardar a hora de falar, compartilhar material pedagógico - observou-se também avanços no repertório de conhecimento das crianças, e avanços na elaboração e criação de desenhos livres. Consideramos que os objetivos foram cumpridos, tendo em vista que as crianças vivem em uma instituição que não oferece grandes experiências, possui material apostilado e também é caracterizada por um regime disciplinador. Em conclusão, verificamos a urgência na mudança da organização curricular na educação infantil, que ultrapasse a visão de currículo como lista de conteúdos, mas um currículo que enxergue a importância do campo relacional, da organização dos espaços e na coerência entre as práticas dos adultos, com aquilo que eles exigem das crianças. Uma organização curricular que tenha o desenvolvimento da autonomia das crianças como centro, afastando-se de um modelo escolarizado de ensino.pt
dc.format.extent10279-10291-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleExperiências no campo das ciências na educação infantil e a construção do currículo para a infânciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10279-10291.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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