You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Rômulo Theodoro-
dc.contributor.authorSantos, Amanda de Faria-
dc.contributor.authorSouza, Tatiana Noronha de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:31Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10422-10432-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141603-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141603-
dc.description.abstractA Educação ambiental contempla processos que levam o indivíduo e a coletividade a construírem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a preservação do meio ambiente, voltado ao uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Diante dos desafios de se trabalhar a Educação Ambiental-EA nas escolas, o presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência, sobre um projeto que procurou articular o trabalho de EA, e a produção de histórias em quadrinhos. O projeto do Núcleo de Ensino foi realizado junto a alunos da sétima série de uma escola Estadual de São Paulo. Foi desenvolvido por dois bolsistas do curso de Ciências Biológicas da UNESP de Jaboticabal, em parceria com a professora de Artes, sob a coordenação de uma docente da Universidade. Apesar das dificuldades em realizar atividades em aulas de cinquenta minutos, verificamos um grande envolvimento dos alunos, nas atividades que exigiam criação. Além da produção da história, os alunos participaram ativamente das discussões para ressignificação dos valores e práticas cotidianas, com vistas ao maior cuidado com o meio ambiente. Verificamos, também, a importância da escolha de estratégias que contem com a participação ativa dos alunos, para a ressignificação e construção de valores. Para os bolsistas, a realização de projetos em escolas, que exigem o (re) planejamento constante das atividades, em função da característica e dinâmica dos diferentes contextos é fundamental na formação inicial do professor.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent10422-10432-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectHistória em quadrinhospt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleO uso de histórias em quadrinhos como recurso didático na educação ambiental: relato de uma experiênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10422-10432.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.