You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSerra, Luciene Maura Mascarini-
dc.contributor.authorSerra, Hiraldo-
dc.contributor.authorMadeira, Newton Goulart-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:31Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:41Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141604-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141604-
dc.description.abstractEste artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.pt
dc.format.extent6372-6382-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectCrechespt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectPesquisa investigativapt
dc.titleInvestigação educacional na educação continuada em saúdept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grande Dourados, MS, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Parasitologia, Botucatu, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6372-6382.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.