Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tobias, Joseane Karine | - |
dc.contributor.author | Vale, Giselle Cristina Gaudencio | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:31Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:31Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 77-89 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141608 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141608 | - |
dc.description.abstract | O presente Relato de Experiência ocorreu no segundo semestre do ano de 2013 em uma escola pública do Estado de São Paulo. Era uma turma com 22 crianças de primeiro ano do Ensino Fundamental I. Nós, professora e estagiária, iniciamos o relato compartilhando as dificuldades iniciais que ambas enfrentamos pra estabelecer o contato e o trabalho de parceria. A estagiária relata sua dificuldade em encontrar uma escola que a permitisse fazer estágio. Já a professora da sala, conta sua dificuldade em aceitar essa aproximação, e a relação de sua recusa com a formação acadêmica apresentada pela estagiária. Num segundo momento, falamos sobre o modo que encontramos de desenvolver o trabalho em conjunto. Utilizamos enquanto dados das discussões, os seguintes registros: desenho das crianças, registro de algumas falas das crianças, Caderno de Registro da Estagiária (CRE) e Caderno de Registro da Professora (CRP). E, por fim, apresentamos os resultados da parceria entre a formação docente inicial e a formação docente continuada. Resultados esses obtidos, em forma de projetos temáticos, dentre os quais: aula-passeio, contação de história, experiências científicas, confecção de álbum das experiências, piquenique na escola, etc. Discutimos também sobre as aprendizagens ocorridas em relação a nossa formação profissional e as reflexões que as falas e desenhos das crianças permitiram-nos fazer sobre essa parceria entre professora e estagiária. | pt |
dc.format.extent | 77-89 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Estágio docente | pt |
dc.subject | Trabalho em parceria e formação | pt |
dc.title | A formação de professores na universidade e nas escolas: o estágio como experiência deste processo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-77-89.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.