Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141610
Título: 
A pedagogia por projetos e a interdisciplinaridade em classe do ciclo inicial do ensino fundamental
Autor(es): 
Scaringi, Vanessa Cristina
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O principal objetivo deste trabalho foi preparar o ambiente da sala de aula com vistas à proposta sócio-construtivista da Pedagogia por Projetos de Jolibert (1994, 2006). Durante o ano letivo de 2012, numa classe de 1º ano (5-6 anos) do Ensino Fundamental de escola pública, o desejo das crianças em conhecer o Universo instigou a turma a elaborar um projeto sobre o espaço e o uso de foguetes pelos astronautas. Foi feito o planejamento do projeto, especificando o contrato individual e coletivo dos acontecimentos. A primeira etapa consistiu na busca, em conjunto, sobre as características fundamentais desse veículo espacial. A partir disso foi possível construir ferramentas de apoio, tal como, fichas e listas de palavras para serem consultadas pelas crianças conforme suas necessidades com a finalidade de recolher materiais recicláveis a serem utilizados posteriormente para a confecção dos foguetes com o auxílio das famílias. Inspirados pelas descobertas que fizeram, os alunos acrescentaram uma nova etapa ao projeto – a Mostra de Foguetes no pátio da escola com a divulgação por meio de convites. O próximo passo foi escrever cartas a Secretária Municipal da Educação como autorização e ao astronauta brasileiro Marcos Pontes sobre a expedição a Estação Espacial Internacional. Como encerramento, foi realizada roda da conversa, expondo os aspectos positivos e negativos, dentro da auto e co-avaliação, como sugere Jolibert (2006). Os resultados indicaram um aumento na participação dos alunos em todas as etapas, tais como, na leitura, na escrita, no cálculo, além da construção do respeito mútuo entre o grupo por meio da construção de novas regras.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3474-3483
Duração: 
3474-3483
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Pedagogia por projetos
  • Ensino fundamental
  • Interdisciplinaridade
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141610
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.