Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141612
- Title:
- Atividades experimentais e ensino de ciências: reflexões e diálogos com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Apresentamos parte de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, com professoras de duas escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Marília e Rio Claro, municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar perspectivas didáticas quanto ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu diferentes procedimentos, como elaboração e discussão de projetos de ensino, aplicação de questionário e realização de entrevistas. Neste trabalho apresentamos perspectivas das participantes quanto a implementação de atividades práticas e experimentais. Os relatos indicaram que as professoras depositam uma grande expectativa nas atividades práticas, como uma forma de superar os problemas das aulas tradicionais, acreditando que assim poderiam proporcionar um melhor aprendizado e maior interação didática. A carência da formação e as faltas de material, espaço físico e curricular, são fatores apontados pelas professoras como barreiras para a utilização desse procedimento didático.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5175-5185
- 5175-5185
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141612 Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.