Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Avelino, Wagner Feitosa | - |
dc.contributor.author | Salles, Leila Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:32Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:44Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3112-3123 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141613 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141613 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão teórica acerca do cotidiano e o do cotidiano escolar na educação básica. O método empregado para a pesquisa é o da revisão bibliografia fundamentada a luz de Alves, André, Bourdieu, Candau, Certeau, Heller e Lefebvre. Essa fundamentação nos apóia em um pensamento na compreensão e interpretação acerca do cotidiano escolar na atualidade. Portanto, a partir desse estudo bibliográfico acerca do cotidiano e do cotidiano escolar, entende-se que cotidiano escolar torna-se em espaços, lugares, ambientes, pertinentes para o processo de ensino/aprendizagem de alunos e professores; um espaço que nos leva a entender o porquê dos conflitos existentes entre os sujeitos que agregam a escola; um ambiente propício para os desafios no estagio de formação de professores em seus cursos educacionais, pois é nesse ambiente escolar que o professor aprende a dar aulas, aprende a se relacionar, a ser educador, a ensinar é nesse espaço que a teoria se conclui em prática ; é um lugar de observação e efetivação para a prática da gestão pública; é um espaço multicultural entre os jovens de patamar financeiro, raça ou crença se relacionarem; é um ambiente de conhecimento das relações entre professor/aluno; é um local onde existe a arte, a política, a filosofia, os diversos saberes; é um micro organismo do macro; é um lugar para refletir sobre a educação básica. Então, considerarmos que, o cotidiano escolar é muito complexo, muito mais que espaço, ambiente ou local como abordamos. Por isso, o cotidiano e o cotidiano escolar são analisados epistemologicamente em várias vertentes e tem sido estudado em todos os aspectos de pesquisas justamente para se tentar compreender esse âmbito escolar na educação básica. | pt |
dc.format.extent | 3112-3123 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Cotidiano e cotidiano escolar: uma reflexão para a educação básica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3112-3123.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.