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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAvelino, Wagner Feitosa-
dc.contributor.authorSalles, Leila Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:32Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:44Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3112-3123-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141613-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141613-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão teórica acerca do cotidiano e o do cotidiano escolar na educação básica. O método empregado para a pesquisa é o da revisão bibliografia fundamentada a luz de Alves, André, Bourdieu, Candau, Certeau, Heller e Lefebvre. Essa fundamentação nos apóia em um pensamento na compreensão e interpretação acerca do cotidiano escolar na atualidade. Portanto, a partir desse estudo bibliográfico acerca do cotidiano e do cotidiano escolar, entende-se que cotidiano escolar torna-se em espaços, lugares, ambientes, pertinentes para o processo de ensino/aprendizagem de alunos e professores; um espaço que nos leva a entender o porquê dos conflitos existentes entre os sujeitos que agregam a escola; um ambiente propício para os desafios no estagio de formação de professores em seus cursos educacionais, pois é nesse ambiente escolar que o professor aprende a dar aulas, aprende a se relacionar, a ser educador, a ensinar é nesse espaço que a teoria se conclui em prática ; é um lugar de observação e efetivação para a prática da gestão pública; é um espaço multicultural entre os jovens de patamar financeiro, raça ou crença se relacionarem; é um ambiente de conhecimento das relações entre professor/aluno; é um local onde existe a arte, a política, a filosofia, os diversos saberes; é um micro organismo do macro; é um lugar para refletir sobre a educação básica. Então, considerarmos que, o cotidiano escolar é muito complexo, muito mais que espaço, ambiente ou local como abordamos. Por isso, o cotidiano e o cotidiano escolar são analisados epistemologicamente em várias vertentes e tem sido estudado em todos os aspectos de pesquisas justamente para se tentar compreender esse âmbito escolar na educação básica.pt
dc.format.extent3112-3123-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleCotidiano e cotidiano escolar: uma reflexão para a educação básicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3112-3123.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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