Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141617
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Taynara Franco de | - |
dc.contributor.author | Souza Neto, Samuel de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:32Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:45Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2265-2277 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141617 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141617 | - |
dc.description.abstract | O tema Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes têm sido discutidos nos últimos anos por diversos estudiosos e pesquisadores. Nesta direção, o presente trabalho tem como foco de estudo a formação inicial, que se constitui como uma das etapas da formação docente. No geral esse trabalho falará sobre a formação dos professores e a prática docente na perspectiva dos saberes docentes, tendo como lugar de investigação o Estágio Supervisionado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na Prática de Ensino. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 6 estudantes (estagiários) de uma Universidade Pública, do curso de Licenciatura em Educação Física. À vista dos resultados constatamos que os estudantes universitários identificam diversos saberes mobilizados durante a prática de ensino, valorizando os saberes provenientes das disciplinas, dos conteúdos vistos na Universidade. Porém, no que tange a constituição desses saberes foi possível identificar que a sua construção é contínua e tem influencia de diversos momentos nos quais se destaca o processo de escolarização e a prática docente. Concluímos que os estagiários mobilizam diferentes saberes no Estágio Supervisionado, mas que a construção destes saberes é contínua, destacando-se a contribuição do processo de escolarização e da prática pedagógica (prática de ensino + prática docente). Esses dados são significativos na medida que estabelecem um ponto de mediação entre a socialização primária e a secundária. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 2265-2277 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt |
dc.subject | Saberes docentes | pt |
dc.subject | Formação inicial | pt |
dc.title | Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2265-2277.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.