You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Ana Estela-
dc.contributor.authorIaochite, Roberto Tadeu-
dc.contributor.authorCosta Filho, Roraima Alves da-
dc.contributor.authorParente, Thomás Augusto-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:32Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:45Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2278-2289-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141618-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141618-
dc.description.abstractAo se pensar no papel da disciplina de Educação Física na escola, independente do ano ou nível, é fundamental a busca constante por meios de proporcionar ao aluno uma experiência corporal autêntica, independentemente do conteúdo que for abordar na aula de modo que os alunos conheçam, participem, apreciem e desenvolvam o prazer de se movimentar, inclusive para além dos anos escolares. Embora um conjunto de estudos sobre a Educação Física escolar para esse nível de ensino esteja sendo produzido pelos pesquisadores da área, ainda é incipiente estudos que tratam das estratégias de ensino e do impacto causado no processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como pressuposto a necessidade de se refletir sobre possibilidades de favorecer a participação ativa dos alunos do Ensino Médio, esta pesquisa de caráter qualitativa tem por objetivo identificar e descrever o que pensam os alunos sobre as estratégias de ensino que poderiam ser utilizadas nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Participaram do estudo 30 adolescentes, sendo 19 alunas (63%) e 11 alunos (37%), com faixa etária entre 14 e 17 anos. Para realização desse estudo utilizamos de técnicas de análise do conteúdo para analisar as respostas de um questionário relativo à participação discente e as estratégias de ensino nas aulas de Educação Física. Os resultados revelam que o envolvimento dos alunos na elaboração das atividades a serem desenvolvidas nas aulas é uma estratégia a qual os professores devem lançar mão para promover a participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar. Observamos ainda algumas diferenças entre os fatores que influenciam a participação dos estudantes ingressantes e Concluintes do ensino Médio.pt
dc.format.extent2278-2289-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectEstratégias de ensinopt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.titleEstratégias de ensino e a participação nas aulas de educação física: o que pensam alunos do ensino médio de uma escola técnica paulista?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2278-2289.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.