Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141619
Título: 
Experiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultas
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-6867
Duração: 
6857-6867
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação de professores
  • Leitura e escrita
  • Educação de jovens e adultos
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141619
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.