You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBacocina, Eliane Aparecida-
dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:45Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6857-6867-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141619-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141619-
dc.description.abstractO presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da formação de educadores a partir de situações vivenciadas por pessoas adultas que, ao longo de suas vidas, foram levadas a aprender a se utilizar da leitura e da escrita em situações escolares e não escolares. Pode-se afirmar que os saberes adquiridos passaram a se constituir em poderes, à medida que os sujeitos, tanto educandos quanto educadora / pesquisadora, foram se transformando com as experiências que viveram. Os dados foram obtidos ao longo de aproximadamente dez anos, em pesquisa de pós graduação que foi se delineando desde 2003, iniciando a partir do ingresso da autora no Curso de Especialização em Alfabetização, com continuidade no Mestrado em Educação e, atualmente, retomada em pesquisa de Doutorado. As metodologias de trabalho surgiram da trajetória de interlocução da autora com os sujeitos da pesquisa, tendo como mediador o contato com a arte, primeiramente como educadora em salas de aula de EJA, em seguida como pesquisadora em encontros com professoras da mesma modalidade de ensino e, num terceiro momento, como professora universitária com estudantes do Curso de Pedagogia. Autores como Paulo Freire, Jorge Larrosa, Foucault e Rancière fundamentam este trabalho.pt
dc.format.extent6857-6867-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectLeitura e escritapt
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.titleExperiências de formação: reflexões sobre saberes e poderes a partir da leitura e escrita de pessoas jovens e adultaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6857-6867.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.