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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCyrino, Marina-
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-2609-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141625-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141625-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent2597-2609-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleO estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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