Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141625
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cyrino, Marina | - |
dc.contributor.author | Souza Neto, Samuel de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2597-2609 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141625 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141625 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática a formação inicial de professores, com foco nos Estágios Curriculares (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia - Unesp/Rio Claro. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos: observação em três espaços (estágios em seis escolas; curso de extensão aos professores que recebem estagiários e; aulas da disciplina na universidade), entrevistas semiestruturadas com 22 participantes (seis estagiários, seis professores e seis coordenadores das escolas, uma vice-diretora, duas pessoas da Secretaria Municipal de Educação e a professora universitária responsável pelo estágio), além de consultar documentos referentes ao assunto em questão. Nos resultados, ponderamos que para o desenvolvimento do estágio é possível compreendê-lo a partir de quatro pontos essenciais: compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; concepção de estágio que cada participante possui; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários e; tipos de relações que são estabelecidas no processo de estágio. Ao analisar tais questões, foi importante considerar que a escola e a universidade são instituições diferentes, possuindo tempos, estruturas e regras próprios e saberes específicos, porém complementares na formação docente. Nos normativos legais deve-se considerar propostas de estágios que tenham como centro a aprendizagem da profissão e o apoio formalizado às escolas enquanto ativas no processo de formação docente. Enquanto sugestão há a Interventoria, proposta de estágio que visa a interação e intervenção sistematizada, considerando que todos sejam ativos no processo de estágio. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 2597-2609 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2597-2609.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.