Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Budin, Clayton José | - |
dc.contributor.author | Sarti, Flavia Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5832-5844 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141626 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141626 | - |
dc.description.abstract | No sentido de contribuir com a discussão a respeito do mercado de formação docente, o presente trabalho tendo por objetivo descrever e caracterizar o funcionamento de uma proposta específica de formação continuada docente, que se distingue nesse contexto por apresentar características particulares referentes à remuneração, certificação e papel desempenhado pelos próprios professores de Educação Básica, como formadores de seus pares. Como referencial empírico têm-se os chamados “Grupos de Formação”, os quais atuam como espaço de formação para professores de uma rede de ensino municipal paulista. A referida pesquisa vem sendo desenvolvida em torno de dois eixos centrais: 1) movimento de profissionalização dos professores; e 2) o lugar do professor nesse processo de profissionalização do magistério. O interesse é identificar o lugar que os saberes dos professores e suas ações ocupam nesse processo de profissionalização. A metodologia de pesquisa baseou-se a partir de dados reunidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com os responsáveis pela formação continuada na referida rede. Alguns resultados iniciais da pesquisa apontam que o professor-formador, constitui-se em um personagem muito instigante, pois, seu papel nos GFs aparece de maneira um tanto indefinida, entre a figura do professor expert e do líder de grupo, ou coordenador e organizador das atividades. Uma compreensão mais apurada sobre a modalidade formativa proposta pelos GFs naquele contexto e o modo como tal proposta insere-se no movimento de profissionalização do magistério requer identificar mais precisamente os contornos da figura do formador, sendo esse um dos desafios assumidos pela pesquisa. | pt |
dc.format.extent | 5832-5844 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Professor-formador | pt |
dc.subject | Profissionalização docente | pt |
dc.title | O professor de educação básica na formação continuada: caminhos da profissionalização docente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5832-5844.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.