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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBudin, Clayton José-
dc.contributor.authorSarti, Flavia Medeiros-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5832-5844-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141626-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141626-
dc.description.abstractNo sentido de contribuir com a discussão a respeito do mercado de formação docente, o presente trabalho tendo por objetivo descrever e caracterizar o funcionamento de uma proposta específica de formação continuada docente, que se distingue nesse contexto por apresentar características particulares referentes à remuneração, certificação e papel desempenhado pelos próprios professores de Educação Básica, como formadores de seus pares. Como referencial empírico têm-se os chamados “Grupos de Formação”, os quais atuam como espaço de formação para professores de uma rede de ensino municipal paulista. A referida pesquisa vem sendo desenvolvida em torno de dois eixos centrais: 1) movimento de profissionalização dos professores; e 2) o lugar do professor nesse processo de profissionalização do magistério. O interesse é identificar o lugar que os saberes dos professores e suas ações ocupam nesse processo de profissionalização. A metodologia de pesquisa baseou-se a partir de dados reunidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com os responsáveis pela formação continuada na referida rede. Alguns resultados iniciais da pesquisa apontam que o professor-formador, constitui-se em um personagem muito instigante, pois, seu papel nos GFs aparece de maneira um tanto indefinida, entre a figura do professor expert e do líder de grupo, ou coordenador e organizador das atividades. Uma compreensão mais apurada sobre a modalidade formativa proposta pelos GFs naquele contexto e o modo como tal proposta insere-se no movimento de profissionalização do magistério requer identificar mais precisamente os contornos da figura do formador, sendo esse um dos desafios assumidos pela pesquisa.pt
dc.format.extent5832-5844-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectProfessor-formadorpt
dc.subjectProfissionalização docentept
dc.titleO professor de educação básica na formação continuada: caminhos da profissionalização docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5832-5844.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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