Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto | - |
dc.contributor.author | Souza Neto, Samuel de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2779-2789 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141627 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141627 | - |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é um momento significativo para a formação de professores, pois permite que os futuros professores apreendam elementos importantes da profissão. Nessa direção, a parceria entre universidade e escola é fundamental para o desenvolvimento dos estágios curriculares, pois pode indicar as possibilidades e limites sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionados. Importante que haja um grande envolvimento entre o professor (da escola), o estagiário e o professor formador (da universidade), para que o estágio seja efetivamente significativo. O objetivo desse trabalho foi levantar de que modo ocorre a parceria entre a Universidade e as escolas, visando identificar os elementos que compõem avanços e desafios para a efetivação dos estágios na formação de professores. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os seguintes sujeitos: a) o professor responsável pelos estágios curriculares na Universidade; b) dois professores de Educação Física das escolas; c) duas diretoras que, recebem os estagiários, nas escolas em que trabalham; d) a coordenadora da área de Educação Física na diretoria de Ensino; e) a supervisora responsável pelos estágios na diretoria de ensino. Os resultados encontrados evidenciam as contradições existentes nas visões dos sujeitos envolvidos com o estágio supervisionado e o distanciamento entre escola e universidade parece ser a tônica nas falas dos sujeitos entrevistados, na mesma medida em que são evidenciadas as dificuldades para uma aproximação mais efetiva. Nesse contexto emerge a necessidade de novas ações para que o estágio seja compartilhado por meio de parcerias que promovam qualidade na formação dos futuros professores de Educação Física. | pt |
dc.format.extent | 2779-2789 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Estágios | pt |
dc.subject | Educação física | pt |
dc.title | Parceria universidade e escola: o caso dos estágios curriculares supervisionados em educação física | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2779-2789.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.