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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141629
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnanias, Elisangela Venancio-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:34Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:48Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2890-2899-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141629-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141629-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o lugar da prática docente no currículo dos cursos de Licenciatura em Educação Física de 5 (cinco) instituições de ensino superior (IES) privadas de uma cidade da Região Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como técnica a análise documental e análise de conteúdo, primeiramente analisou-se os Programas dos Cursos, as matrizes curriculares com os respectivos ementários e cargas horárias das disciplinas profissionalizantes/técnicas (Fundamentos das Modalidades Esportivas, Dança, Ginástica) e pedagógicas (Metodologias de ensino, Didáticas e Práticas de Ensino). Por esta pesquisa foi possível verificar que: o choque com a realidade durante as disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino resultam, em parte, da ausência de contato gradativo, durante o processo de formação dos futuros professores com a realidade da escola de Educação Básica; a prática docente ou prática como componente curricular, recentemente legislada pelas diretrizes curriculares para os cursos de formação de professores, não vem sendo cumprida numa visão de emancipação frente aos currículos tradicionais, pois mantém-se pautada no modelo aplicacionista, no qual o currículo é direcionado de forma linear, organizado academicamente do teórico para o prático, do básico para o profissional. Neste contexto, ampliar a carga horária das disciplinas profissionais e pedagógicas impondo à prática docente como um conteúdo obrigatório, não tem proporcionado a valorização da profissão de professor e avanços qualitativos na formação dos futuros professores.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent2890-2899-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducação físicapt
dc.titlePrática docente nos cursos de formação inicial de professores de educação física: um estudo sobre instituições privadas do sul do Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2890-2899.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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