Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Maria Isabel da | - |
dc.contributor.author | Pedroso, Maísa Beltrame | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9970-9981 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141630 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141630 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as estratégias institucionais protagonizadas pelo Programa Pró-saúde (MEC/2011), em Universidades brasileiras, com impactos no desenvolvimento profissional dos docentes da educação superior. A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza entrevistas com os professores coordenadores dos projetos em desenvolvimento e faz análise dos documentos produzidos nas Universidades. Percebe-se que os professores são protagonistas do seu desenvolvimento profissional, atuando efetivamente no redimensionamento dos cursos da saúde através dos Projetos Político Pedagógicos de seus Cursos. Destacam que, com a implantação do Pró- Saúde foi possível a articulação dos Cursos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de articulações entre os diferentes atores envolvidos, redefinindo inserções docentes em parceria com outros profissionais e comunidade. Referem que as mudanças encontradas aconteceram, principalmente, pelo entendimento de que a formação na área da saúde precisa estar necessariamente conectada a realidade do SUS e que para que isso ocorra com clareza há necessidade de um fortalecimento dessas ações na dinâmica curricular e pedagógica dos professores universitários atuantes nesses Cursos. Entretanto é preciso incentivo, apoio e assessoramento institucional na realização destes projetos . Destaca-se a importância de estudos e práticas que auxiliem a explicitar o lugar do assessoramento pedagógico na universidade brasileira, correlato a projetos formativos como o do Pró-saúde. Apesar da existência de alguns espaços institucionais, não está legitimado, em muitos casos, o papel e a função das assessorias pedagógicas que podem contribuir com a ação profissional do professor universitário no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão no contexto universitário. | pt |
dc.format.extent | 9970-9981 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Pró-saúde e o desenvolvimento profissional de professores universitários: as assessorias pedagógicas e as estratégias institucionais contribuem? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9970-9981.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.