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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Casagrande, Ana Lara | - |
dc.contributor.author | Silva, Joyce Mary Adam de Paula e | - |
dc.contributor.author | Bueno, Michelle | - |
dc.contributor.author | Stering, Silvia Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7421-7432 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141632 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141632 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo objetivamos refletir sobre as articulações políticas na constituição da profissionalidade docente. Para fazê-lo, discutiremos a fragmentação da carreira docente (em categorias) no Estado de São Paulo, e suas implicações na legitimidade da ocupação de ensinar como profissão, bem como o quanto a ausência do espaço coletivo torna essa ocupação frágil para constituir elementos que deem suporte para sua consideração como tal. As reflexões estabelecidas apontam que no Estado de São Paulo estabeleceu-se uma distinção dos docentes em categorias que, além de promover uma diferenciação de direitos, ajuda a tornar mais difícil a legitimidade da profissionalidade docente, a ser construída em torno de uma coletividade. Olhar para a docência como uma profissão requer que pensemos em alguns elementos que determinaram, ao longo do tempo, que algumas ocupações fossem consideradas como profissões, são eles: a expertise (treinamento e prática necessários à ocupação), o credencialismo (indicações dadas pelos próprios pares que pertencem à determinada ocupação) e a autonomia (garantida pelos elementos anteriores, na qual os profissionais regulam a sua atividade). Por fim, estabelecemos a importância de a profissão ser constituída pela unidade entre os seus membros, por isso, reiteramos a ideia de que a coletividade é o mecanismo que possibilita não só o fortalecimento da categoria docente, mas a construção de sua própria profissionalidade. | pt |
dc.format.extent | 7421-7432 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Sonho que se sonha só, é só um sonho...: os desafios da profissão docente nos tempos atuais | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7421-7432.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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