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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141638
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRufino, Luiz Gustavo Bonatto-
dc.contributor.authorDarido, Suraya Cristina-
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:35Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:50Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10821-10832-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141638-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141638-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por professores de Educação Física participantes de um processo de construção coletiva de um livro didático sobre alguns conteúdos referentes a esse componente curricular no Ensino Médio. Optou-se pelo estudo qualitativo e a pesquisa-ação, tendo a participação de cinco professores de Educação Física (dois homens; três mulheres) com média de tempo na docência de 13,8 anos. Os dados foram obtidos a partir do discurso dos participantes ao longo dos encontros referentes a um curso de formação continuada. Entre suas atividades tinha como meta desenvolver um livro didático construído coletivamente para subsidiar as ações profissionais. Ao total foram 12 encontros de formação, havendo a transcrição desses dados. A partir da análise de conteúdo realizada, os discursos com relação às dificuldades na elaboração do material foram divididos em duas categorias: a primeira, referente à necessidade de implementação das atividades propostas e, a segunda, correspondente às dificuldades na escrita e na materialização das ideias. Os resultados indicaram que embora haja dificuldades provenientes da construção coletiva de livros didáticos é possível a organização de grupos de trabalho que possam dialogar e elaborar materiais que auxiliem no desenvolvimentos da prática pedagógica. Proposições como a apresentada, por partirem do “terreno” da prática e por terem nos professores seus autores, tendem a ser significativas na medida que desenvolvem uma cultura da colaboração, trabalham os saberes profissionais, concebem a escola como lugar de formação e produção de saberes e contribuem na construção de uma epistemologia da prática docente.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent10821-10832-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleLivro didático: os desafios do processo de construção coletiva com professores de Educação Física do ensino médiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10821-10832.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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