Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, Edvonete Souza de | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10726-10738 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141643 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141643 | - |
dc.description.abstract | O estudo é de natureza exploratória e apresenta interlocuções entre duas pesquisas em educação matemática finalizadas em 2012. Enfocando o tema campo multiplicativo, o artigo explora a influência das avaliações externas nas ações docentes e apresenta uma alternativa para a formação de professores. Uma das pesquisas é protagonista na nossa história: a pesquisadora investigou o conhecimento profissional docente de professores que ensinam matemática 5º. ano . Ela enfocou o campo multiplicativo, pois os alunos têm apresentado baixo rendimento em questões do SARESP (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) ao longo dos anos. Cinco professores participaram e os dados foram embasados por: relatórios do SARESP, questionários e entrevistas semi-estruturadas . Com base na noção de estudo de casos, apresentamos a discussão : (1) o SARESP tem influênciado o ambiente profissional docente (2) os professores atribuem importância ao planejamento e a reflexão; (3) nota-se diferentes níveis de dificuldade conceitual dos professores com relação ao campo multiplicativo (4) os professores ensinam utilizando metodologias diferentes e (5) limitações com relação a formação inicial em matemática dos professores são reconhecidas. Mediante os resultados, entra em cena a pesquisa coadjuvante no artigo. O pesquisador explorou possibilidades para a formação matemática de professores dos anos iniciais baseada na noção de performance matemática digital. Propomos a apresentação de obras performáticas que visem a comunicação de ideias matemáticas e a produção de narrativas digitais multimodais. Apresentamos nesse sentido episódios enfatizando a visualização com relação a fração. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 10726-10738 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Conhecimento profissional docente | pt |
dc.subject | Performance matemática digital | pt |
dc.title | Conhecimento docente sobre campo multiplicativo nos anos iniciais: da performance no saresp à performance digital | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica (PUC) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10726-10738.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.