You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlencar, Edvonete Souza de-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:52Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10726-10738-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141643-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141643-
dc.description.abstractO estudo é de natureza exploratória e apresenta interlocuções entre duas pesquisas em educação matemática finalizadas em 2012. Enfocando o tema campo multiplicativo, o artigo explora a influência das avaliações externas nas ações docentes e apresenta uma alternativa para a formação de professores. Uma das pesquisas é protagonista na nossa história: a pesquisadora investigou o conhecimento profissional docente de professores que ensinam matemática 5º. ano . Ela enfocou o campo multiplicativo, pois os alunos têm apresentado baixo rendimento em questões do SARESP (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) ao longo dos anos. Cinco professores participaram e os dados foram embasados por: relatórios do SARESP, questionários e entrevistas semi-estruturadas . Com base na noção de estudo de casos, apresentamos a discussão : (1) o SARESP tem influênciado o ambiente profissional docente (2) os professores atribuem importância ao planejamento e a reflexão; (3) nota-se diferentes níveis de dificuldade conceitual dos professores com relação ao campo multiplicativo (4) os professores ensinam utilizando metodologias diferentes e (5) limitações com relação a formação inicial em matemática dos professores são reconhecidas. Mediante os resultados, entra em cena a pesquisa coadjuvante no artigo. O pesquisador explorou possibilidades para a formação matemática de professores dos anos iniciais baseada na noção de performance matemática digital. Propomos a apresentação de obras performáticas que visem a comunicação de ideias matemáticas e a produção de narrativas digitais multimodais. Apresentamos nesse sentido episódios enfatizando a visualização com relação a fração.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent10726-10738-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectConhecimento profissional docentept
dc.subjectPerformance matemática digitalpt
dc.titleConhecimento docente sobre campo multiplicativo nos anos iniciais: da performance no saresp à performance digitalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica (PUC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10726-10738.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.