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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141645
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Raiza Fernandes Bessa | - |
dc.contributor.author | Nono, Maévi Anabel | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6151-6163 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141645 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141645 | - |
dc.description.abstract | Por meio desta pesquisa objetivou-se investigar saberes que profissionais de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Entende-se por profissionais tanto professores quanto gestores que trabalham em creches e pré-escolas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido no período 2012-2013. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores(as) e 6 gestoras que atuavam em creches e pré-escolas de 10 municípios e que frequentaram curso de Difusão de Conhecimento, via Plataforma TelEduc, no qual os dados foram coletados por meio de questionários, depoimentos em fóruns de discussão e portfólios. Os dados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre legislação, 2) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre documentos, 3) fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre leis e documentos e 4) interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos a Educação Infantil publicados nas últimas décadas no Brasil, mas com algumas lacunas importantes em tais saberes, as quais podem interferir nas práticas que desenvolvem com as crianças pequenas e na construção de sua identidade como profissional desta etapa da Educação Básica. Espera-se, por meio da pesquisa, oferecer subsídios para formulação de projetos e práticas de formação continuada de profissionais de Educação Infantil. | pt |
dc.format.extent | 6151-6163 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6151-6163.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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