Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141646
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Rosemara Perpétua | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Eloi da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:52Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-9567 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141646 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141646 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros. | pt |
dc.format.extent | 9555-9567 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Física para licenciatura em Matemática | pt |
dc.subject | Docência no Ensino Superior | pt |
dc.subject | Novas tecnologias | pt |
dc.title | Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.