You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBaldin, Yuriko Yamamoto-
dc.contributor.authorSilva, Aparecida Francisco da-
dc.contributor.authorFürkotter, Monica-
dc.contributor.authorBezerra, Débora de Jesus-
dc.contributor.authorRodrigues, José Carlos-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141648-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141648-
dc.description.abstractO Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem.pt
dc.description.sponsorshipInstituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent4249-4260-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectMetodologia de resolução de problemaspt
dc.subjectPROFpt
dc.titleO programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvidapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Metodista de São Paulo (UMESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.