Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baldin, Yuriko Yamamoto | - |
dc.contributor.author | Silva, Aparecida Francisco da | - |
dc.contributor.author | Fürkotter, Monica | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Débora de Jesus | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, José Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:53Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:53Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4249-4260 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141648 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141648 | - |
dc.description.abstract | O Programa Oficinas de Formação (PROF) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um dos projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem dentre seus objetivos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. O PROF contempla ações direcionadas a professores, visando à utilização da metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula. O projeto-piloto do PROF tem sido desenvolvido, no estado de São Paulo, desde o segundo semestre de 2012, com apoio da Coordenação Geral da OBMEP e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O PROF é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4), cada um com carga horária de 100 horas, divididas em oficinas presenciais e atividades à distância, realizadas em um fórum específico. Nele, são disponibilizados aos participantes, tarefas obrigatórias e tópicos de discussão, bem como textos, apresentações utilizadas nas oficinas presenciais e tutoriais online de uso de programas educacionais livres. Os tópicos de discussão tem por objetivo preparar para a participação nas oficinas presenciais ou complementa-las. Um diferencial do PROF é a carga horária que os professores devem cumprir, em cada um dos módulos, em atividades no fórum, que tem propiciado discussões de problemas e relato de experiências com os alunos. O que se apresenta neste trabalho é uma das atividades desenvolvidas no fórum por um grupo de professores do PROF 2, realizado no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, que revela o potencial desse ambiente de aprendizagem. | pt |
dc.description.sponsorship | Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 4249-4260 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt |
dc.subject | Metodologia de resolução de problemas | pt |
dc.subject | PROF | pt |
dc.title | O programa oficinas de formação (PROF/OBMEP): relato de uma atividade desenvolvida | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Matemática, São José do Rio Preto, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4249-4260.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.