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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141650
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dc.contributor.authorSatolo, Eduardo Guilherme-
dc.contributor.authorMonaro, Renato Luis Garrido-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9486-9499-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141650-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141650-
dc.description.abstractAs discussões em torno da docência superior vêm ganhando relevância e destaque nos últimos anos, reforçadas, inclusive, pela importância sui generis desta no contexto das transformações pelas quais o cenário acadêmico, principalmente nos cursos de engenharia, está passando frente às mudanças do mundo contemporâneo. A maioria dos docentes de engenharia caracterizam-se por profissionais que atuavam no mercado de trabalho e exerciam a docência, muitas vezes, por “hobby” ou por ter espírito altruísta. Neste sentido, este artigo objetiva relatar a experiência de capacitação em serviço de docentes de um curso superior de Engenharia de Produção de modo a familiarizá-los junto aos mecanismos externos de avaliação de cursos aplicados pelo Ministério da Educação (MEC), em específico o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Para tanto, o artigo busca retratar um método de capacitação em serviço que esta sendo implantado em duas instituições de ensino superior privado, que possui em seu quadro de docentes com profissionais com formação acadêmica mas que dedicam-se também as atividades industriais. O presente trabalho embora em fase de execução já permite identificar pontos positivos de sua aplicação, como, por exemplo, necessidade de adequação curriculares no curso, aumento do uso de textos e relatos científicos junto ao trabalho com alunos, melhorias no mecanismo de avaliação dos alunos ao longo do bimestre/semestre.pt
dc.format.extent9486-9499-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleDocência no ensino superior: relato sobre a capacitação para os mecanismos de avaliação ENADE/MECpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFaculdade de Jaguariúna (FAJ)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9486-9499.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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