You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOrtigoza, Silvia Aparecida Guarnieri-
dc.contributor.authorKlafke, Karlise-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:37Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:54Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141652-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141652-
dc.description.abstractO Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.pt
dc.format.extent3674-3683-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectConsumopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.titleConstruindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.