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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141653
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMilani, Raquel-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:37Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:54Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2177-2187-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141653-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141653-
dc.description.abstractO diálogo é uma forma de comunicação entre professor e alunos para promover aprendizagem. Este texto discute o grau de previsibilidade ou imprevisibilidade de um diálogo em um cenário imaginário e em uma aula real de matemática. Essa discussão tem como ponto de partida uma atividade de diálogo realizada em uma disciplina de estágio em um curso de Licenciatura em Matemática. Esse foi o contexto da produção de dados de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender o processo de aprender a dialogar por parte de futuros professores de matemática em sua prática docente no contexto do estágio supervisionado. Considerando uma abordagem interpretativa e pragmática de pesquisa, um encontro entre o conceito de diálogo e os futuros professores de matemática foi promovido para que se pudesse alcançar o objetivo da investigação. Em uma atividade, os estagiários criaram um diálogo imaginário diretivo que direciona o trabalho dos alunos para um lugar pré-definido, diferenciando-se do diálogo investigativo. O processo de imaginação pedagógica e a exploração de possibilidades a respeito do que foi imaginado configuram-se como ações importantes para aprender a dialogar na educação matemática.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent2177-2187-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectDiálogo em educação matemáticapt
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt
dc.subjectImaginação pedagógicapt
dc.titleDiálogo: imaginação, (im)previsibilidade e açãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de Caxias do Sul (UCS)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2177-2187.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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