Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141654
- Title:
- A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- As tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-4803
- 4791-4803
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141654
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.