Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141654
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra | - |
dc.contributor.author | Paulin, Juliana França Viol | - |
dc.contributor.author | Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites | - |
dc.contributor.author | Richit, Andriceli | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:37Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-4803 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141654 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141654 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 4791-4803 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4791-4803.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.