You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel-
dc.contributor.authorAmaral, Rúbia Barcelos-
dc.contributor.authorPinto, Hélia-
dc.contributor.authorFlores, Eric-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:38Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-2070-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141656-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141656-
dc.description.abstractNeste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações.pt
dc.format.extent2058-2070-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleConhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Algarve (UALG)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionEscola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria-
dc.contributor.institutionUniversidade de Huelva (UHU)-
dc.description.affiliationUniversidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationEscola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Leiria, Portugal-
dc.description.affiliationUniversidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.