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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel-
dc.contributor.authorMartins, Fernando-
dc.contributor.authorMontes, Miguel-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:38Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2071-2083-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141657-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141657-
dc.description.abstractO conhecimento do professor é um dos aspetos que tem vindo a assumir um relevo significativo na investigação em educação matemática. Enquanto professores, a forma como preparamos e exploramos as distintas tarefas, com o intuito de abordar os vários temas matemáticos, está numa relação direta com o conhecimento que temos sobre cada um desses temas e com as formas de como estes se inter-relacionam (podem inter relacionar). É, assim, de suprema importância que os professores, atuais ou futuros, possuam um conhecimento alargado e aprofundado dos conceitos e a forma como estes se relacionam dentro do mesmo tema e entre temas diferentes. Este conhecimento é, aqui, encarado na perspetiva do Mathematical Knowledge for Teaching (MKT). Neste texto iremos discutir e refletir sobre o MKT revelado por futuros professores das séries iniciais, acerca de tópicos de Organização e tratamento de dados. Em particular focar-nos-emos em dados coletados a partir das respostas de um grupo de futuros professores a um conjunto de tarefas abordando a elaboração de pictogramas e gráficos de barras. Discutiremos algumas das situações matematicamente críticas identificadas e as suas implicações para a formação – de modo a que esta se passe a focar onde é, efetivamente necessária e contribua para desenvolver o MKT do professor.pt
dc.format.extent2071-2083-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleConhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dadospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Algarve (UALG)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionEscola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)-
dc.contributor.institutionUniversidade de Huelva (UHU)-
dc.description.affiliationUniversidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationEscola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Coimbra, Portugal-
dc.description.affiliationUniversidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2071-2083.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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