Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141657
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Miguel | - |
dc.contributor.author | Martins, Fernando | - |
dc.contributor.author | Montes, Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:38Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:55Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2071-2083 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141657 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141657 | - |
dc.description.abstract | O conhecimento do professor é um dos aspetos que tem vindo a assumir um relevo significativo na investigação em educação matemática. Enquanto professores, a forma como preparamos e exploramos as distintas tarefas, com o intuito de abordar os vários temas matemáticos, está numa relação direta com o conhecimento que temos sobre cada um desses temas e com as formas de como estes se inter-relacionam (podem inter relacionar). É, assim, de suprema importância que os professores, atuais ou futuros, possuam um conhecimento alargado e aprofundado dos conceitos e a forma como estes se relacionam dentro do mesmo tema e entre temas diferentes. Este conhecimento é, aqui, encarado na perspetiva do Mathematical Knowledge for Teaching (MKT). Neste texto iremos discutir e refletir sobre o MKT revelado por futuros professores das séries iniciais, acerca de tópicos de Organização e tratamento de dados. Em particular focar-nos-emos em dados coletados a partir das respostas de um grupo de futuros professores a um conjunto de tarefas abordando a elaboração de pictogramas e gráficos de barras. Discutiremos algumas das situações matematicamente críticas identificadas e as suas implicações para a formação – de modo a que esta se passe a focar onde é, efetivamente necessária e contribua para desenvolver o MKT do professor. | pt |
dc.format.extent | 2071-2083 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Conhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dados | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Algarve (UALG) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de Huelva (UHU) | - |
dc.description.affiliation | Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Coimbra, Portugal | - |
dc.description.affiliation | Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2071-2083.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.