Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Silvana Claudia dos | - |
dc.contributor.author | Viel, Silvia Regina | - |
dc.contributor.author | Borba, Marcelo de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:38Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:55Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11669-11681 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141658 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141658 | - |
dc.description.abstract | Este artigo, que nasceu de uma pesquisa sobre a formação de professores de matemática a distância oferecida pelo Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), tem por meta discutir o papel do tutor presencial na formação a distância. Tal curso de licenciatura é considerado pioneiro no Brasil e a sua metodologia semipresencial serviu de referência para outras propostas implementadas no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual constata que o tutor não é reconhecido como professor, mas tem exercido, em inúmeras vezes, a função deste. A partir da análise dos dados, coletados por meio de entrevistas junto a alunos de diferentes polos regionais, é evidenciado que o tutor, em particular aquele que atua presencialmente, possui papel fundamental, uma vez que ele se apresenta como sendo a única referência docente dos estudantes. Diante disso, concluímos que é urgente a necessidade de se reconhecer profissionalmente a atuação do tutor como peça chave para uma formação a distância de qualidade, possibilitando, assim, que ele possa investir e concentrar esforços na docência em EaD e contribuir com o avanço da formação de professores a distância. | pt |
dc.format.extent | 11669-11681 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Educação a distância | pt |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.title | Discutindo o papel do tutor presencial na formação de professores a distância | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
dc.contributor.institution | Centro Universitário de Franca (UniFACEF) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-11669-11681.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.