Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141664
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.author | Onuchic, Lourdes de la Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:39Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4893-4905 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141664 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141664 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discorre sobre a constituição de um grupo colaborativo formado por sete professores de Matemática, de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Além disso, apresentam-se algumas discussões possibilitadas pela reflexão sobre resolução de problemas em sala de aula. Os referenciais teóricos adotados sobre formação de professores no local de trabalho foram Imbernón (2010) e Nóvoa (1992). A Resolução de Problemas permeou as discussões, e em especial, foi trabalhada a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia, o problema é o ponto de partida para a construção do conhecimento matemático, ele é o gerador de novos conceitos e conteúdos. Para a análise dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa, observando-se como os professores, nesse encontro em particular, consideram as causas das dificuldades dos alunos em resolver problemas. Ressalta-se que o trabalho coletivo/colaborativo, em que reflexões e discussões são promovidas pelos professores, mostrou-se potencializador de aprendizagem e desenvolvimento profissional. A escola, desse modo, pode constituir-se um lócus de formação de professores, como foi o caso do presente trabalho, ao possibilitar que os professores possam desenvolver-se profissionalmente. | pt |
dc.format.extent | 4893-4905 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Resolução de problemas | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Grupo colaborativo | pt |
dc.title | A escola como lócus de formação: a constituição de um grupo colaborativo formado por professores de matemática e apoiado na resolução de problemas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4893-4905.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.