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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141667
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marinéia dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:39Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:57Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2963-2975-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141667-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141667-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent2963-2975-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectCEFAMpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectHistória da educação matemáticapt
dc.titleSobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2963-2975.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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