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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141667
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Marinéia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:39Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2963-2975 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141667 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141667 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). O tema em questão se refere à pesquisa de cunho historiográfico (de Mestrado) em andamento, que tem como metodologia de pesquisa a História Oral. As fontes da investigação são oriundas de relatos orais e também fontes escritas disponíveis, sendo estas, encontradas nas cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga que pertencem à região de São José do Rio Preto/SP. Os CEFAMs foram implantados na década de 1980, pelo Ministério da Educação, em articulação com as secretarias de educação de alguns estados, como proposta alternativa inovadora ao redimensionamento das Escolas Normais. A grave situação das políticas educacionais em relação à formação de professores fez com que a Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo em meados de 1982 desenvolvesse uma série de estudos com a finalidade de revigorar a HEM. Os CEFAMs foram criados baseados na proposta apresentada em 1981 pelo Ministério da Educação – MEC, e sendo assim, o projeto paulista teve características distintas dos Centros Federais. A ênfase atribuída pela LDB/96 ao nível superior contribuiu para a extinção dos cursos de magistério e dos CEFAMs no Estado de São Paulo. A extinção foi baseada em manifesto do Conselho Estadual de Educação que decidiu padronizar a rede, exigindo curso superior para os professores das séries iniciais, assim, a última turma do CEFAM foi formada em 2005. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 2963-2975 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | CEFAM | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | História da educação matemática | pt |
dc.title | Sobre a formação de professores que ensinam matemática: um esboço sobre os centros específicos de formação e aperfeiçoamento do magistério (CEFAM) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2963-2975.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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