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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDornas, Rosângela Figueira-
dc.contributor.authorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
dc.contributor.authorRosa, Fernanda Malinosky Coelho da-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:39Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:57Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8588-8600-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141669-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141669-
dc.description.abstractNeste artigo, apresentamos o relato de uma experiência realizada no decorrer de uma disciplina de um curso de especialização lato sensu para professores de Matemática, no âmbito do ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil. Apresentamos a análise das respostas a perguntas pertencentes a um amplo questionário respondido por 136 docentes do Ensino Fundamental e do Médio de municípios de três diferentes estados brasileiros. Essa disciplina tem como objetivo instrumentalizar professores de Matemática para o ensino de Geometria, promovendo reflexões sobre as interrelações entre a adequação de materiais didáticos concretos/virtuais e conteúdos relacionados às Geometrias (Euclidiana e Não-Euclidianas). Esse objetivo engloba tanto o ensino de alunos videntes como daqueles que apresentem deficiência visual. No decorrer da disciplina, o cursista vivencia o resultado da aplicabilidade de práticas pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense, além de poder criar diversos materiais adequados à educação inclusiva e experimentar essa nova perspectiva de ensino. Apresentamos a metodologia da disciplina, que se encontra apoiada nas leis vigentes que recomendam a educação inclusiva, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas Adaptações para a inclusão e no modelo de van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Finalizamos com uma análise quantitativa/qualitativa das respostas ao questionário relacionadas com a concepção dos professores sobre a educação inclusiva, inclusão e integração, bem como sobre a sua formação (inicial e a continuada).pt
dc.format.extent8588-8600-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação do professorpt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectInclusão/integraçãopt
dc.titleInclusão e integração frente à formação do professor para a educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Aberta do Brasil (UAB)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Fluminense (UFF)-
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8588-8600.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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