You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorales, Elen Aparecida Martines-
dc.contributor.authorMartins, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorCardoso, Maurício de Freitas-
dc.contributor.authorAlmeida, Fernanda Maria-
dc.contributor.authorSantos, Jonathan Almeida dos-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:40Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10324-10330-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141676-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141676-
dc.description.abstractA cidade de Itapeva está inserida no maior pólo de reflorestamento do Estado de São Paulo. Por outro lado, possui déficit em educadores na área de matemática. O município tem investido para a melhoria dos anos iniciais do ensino fundamental em todas as áreas do conhecimento e tem buscado parcerias junto a pesquisadores do Campus Experimental de Itapeva (UNESP). Juntamente a esses fatores, tem sido bastante desenvolvida a pesquisa e utilização de jogos no ensino de matemática. Este trabalho faz parte do projeto de extensão universitária “Utilização de jogos e brinquedos educativos no ensino de matemática na cidade de Itapeva – SP” que consta na elaboração de jogos, de acordo com o conteúdo da ementa, especialmente a partir de madeira e seus derivados, ou de outros materiais, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo atenção à portadores de deficiência (visual ou cognitiva). O objetivo do trabalho foi criar um jogo a partir um derivado de madeira, o MDF (Medium Density FIberboard) que propicie, através de figuras geométricas e da composição de mosaicos, a aprendizagem de sequências bem como da decomposição de figuras geométricas em triângulos, conteúdos que constam no plano de ensino de matemática do quinto ano do ensino fundamental. O jogo desenvolvido atendeu às expectativas dos professores e propiciou a composição de mosaicos e sequências, operações numéricas com pontuações relacionadas às figuras como “variáveis”, contato com figuras geométricas, criatividade e sociabilidade aos alunos de quinto ano do ensino fundamental.pt
dc.format.extent10324-10330-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleJogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Industrial Madeireira, Câmpus Experimental de Itapeva-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10324-10330.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.