Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141676
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morales, Elen Aparecida Martines | - |
dc.contributor.author | Martins, Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Maurício de Freitas | - |
dc.contributor.author | Almeida, Fernanda Maria | - |
dc.contributor.author | Santos, Jonathan Almeida dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:59Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:40Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:59Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10324-10330 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141676 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141676 | - |
dc.description.abstract | A cidade de Itapeva está inserida no maior pólo de reflorestamento do Estado de São Paulo. Por outro lado, possui déficit em educadores na área de matemática. O município tem investido para a melhoria dos anos iniciais do ensino fundamental em todas as áreas do conhecimento e tem buscado parcerias junto a pesquisadores do Campus Experimental de Itapeva (UNESP). Juntamente a esses fatores, tem sido bastante desenvolvida a pesquisa e utilização de jogos no ensino de matemática. Este trabalho faz parte do projeto de extensão universitária “Utilização de jogos e brinquedos educativos no ensino de matemática na cidade de Itapeva – SP” que consta na elaboração de jogos, de acordo com o conteúdo da ementa, especialmente a partir de madeira e seus derivados, ou de outros materiais, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo atenção à portadores de deficiência (visual ou cognitiva). O objetivo do trabalho foi criar um jogo a partir um derivado de madeira, o MDF (Medium Density FIberboard) que propicie, através de figuras geométricas e da composição de mosaicos, a aprendizagem de sequências bem como da decomposição de figuras geométricas em triângulos, conteúdos que constam no plano de ensino de matemática do quinto ano do ensino fundamental. O jogo desenvolvido atendeu às expectativas dos professores e propiciou a composição de mosaicos e sequências, operações numéricas com pontuações relacionadas às figuras como “variáveis”, contato com figuras geométricas, criatividade e sociabilidade aos alunos de quinto ano do ensino fundamental. | pt |
dc.format.extent | 10324-10330 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Industrial Madeireira, Câmpus Experimental de Itapeva | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10324-10330.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.