Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141677
Título: 
Representações sociais: rupturas e protagonismos nas práticas docentes no ensino superior
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
Esse estudo buscou novas proposições sobre o ensino de graduação que é realizado, especificamente, no curso de Medicina Veterinária de uma universidade pública do Estado de São Paulo com vistas a compreender as mudanças paradigmáticas na qual se encontra a docência universitária. Sendo importante constatar quais as políticas e arranjos institucionais que deveriam ser direcionados diante da compreensão das representações sociais que revelaram esses professores. O objetivo foi investigar e identificar as representações sociais que alguns docentes têm sobre suas práticas pedagógicas. A metodologia da pesquisa foi feita sob a abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista, questionário semiprojetivo e questionário de evocações como meio para identificar o núcleo central e periférico das representações sociais dos docentes. A partir da identificação do ensino e a articulação ensino-pesquisa como representação social dos docentes, percebeu-se a influência do modelo de universidade humboldtiano. Constatou-se que a docência universitária, mesmo entre ser organização ou instituição social, luta pela autonomia e liberdade acadêmica dos princípios e da missão de universidade.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9995-10007
Duração: 
9995-10007
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141677
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.