Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141681
Título: 
Expectativas formativas dos docentes participantes do pde
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política pública de formação continuada dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Visa oferecer um tipo de formação em serviço aos docentes que atuam na educação básica de modo a propiciar uma elevação na qualidade de ensino oferecida, a produção de conhecimentos especializados e um diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores Universitários. O PDE foi formulado para que fosse oferecida uma qualificação diferenciada ao profissional de ensino, completando assim sua formação docente. Este trabalho tem por objetivo analisar em que aspectos o programa consegue suprir as expectativas e necessidades iniciais desses profissionais e em que aspectos estão completando, realmente, a formação inicial dos docentes. Essa pesquisa está sendo realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná, nos campus de Cornélio Procópio e Jacarezinho, durante os anos de 2012 e 2013, 46 sujeitos responderam um questionário semi-estruturado. A pesquisa é quantitalitativa, de caráter exploratório. O questionário visou levantar as necessidades formativas e expectativas curriculares destes sujeitos com vistas a oferecer subsídios para possíveis reformulações para melhorias na implementação do projeto. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento foi possível constatar que com o PDE, os professores passam a frequentar novamente o universo acadêmico, despertando interesses, fazendo com que muitos sintam a necessidade de continuar se especializando e tornar-se produtor do saber sistematizado.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6321-6332
Duração: 
6321-6332
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141681
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.