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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141682
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMalheiros, Ana Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:41Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1816-1828-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141682-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141682-
dc.description.abstractA formação inicial de professores de Matemática tem sido investigada a partir de diferentes enfoques, dentre as quais a Modelagem Matemática. No contexto da Educação Matemática, pesquisas evidenciam que é preciso que a Modelagem Matemática seja incorporada, na prática, nos cursos de Licenciatura em Matemática. Diante desse contexto, esse texto tem como objetivo discutir como o trabalho com a Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática, mudou a postura de um futuro professor, ao ter contato com ela não apenas em sala de aula, mas em espaços de pesquisa também, de modo a optar por levá-la à sala de aula em suas atividades de regência, durante as suas atividades de estágio supervisionado. Foi utilizada a qualitativa de pesquisa, em particular, a noção de estudos de casos e os procedimentos metodológicos adotados foram observação participante e entrevista. Os resultados obtidos levaram a inferir que a mudança de postura do licenciando se deu devido a uma gama de fatores, como ações em aulas de formação, relacionadas à Modelagem Matemática, extra sala de aula, que envolviam pesquisas e discussões sobre as possibilidades da Modelagem Matemática nas aulas, além da participação em eventos nas áreas de Educação e Educação Matemática, nos quais houve apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Básico e interação com pesquisadores, professores e futuros professores. Considero que tais ações, conjuntamente, permeadas pelo diálogo e reflexão, contribuíram para a mudança de postura de Alexandre. Assim, é possível perceber que a Modelagem, assim como outras abordagens pedagógicas, não deve ficar restrita as disciplinas da natureza das de Prática de Ensino e, sim, permear todo o curso de formação em espaços internos e externos às salas de aula.pt
dc.format.extent1816-1828-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleA modelagem matemática na formação inicial de professores: a mudança de postura de Alexandrept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Departamento de Educação, São José do Rio Preto, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1816-1828.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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