Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141683
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rossi, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:41Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6308-6320 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141683 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141683 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como professoras de Educação Física, Pedagogia e Artes se referem à questão da (re)construção da identidade docente no espaço e tempo da formação continuada. Este trabalho apresenta análises preliminares de uma pesquisa longitudinal (2012-2017) que tem como objetivo principal analisar o processo da formação continuada relacionado à identidade docente no cenário contemporâneo e possibilitar análises críticas compartilhadas entre professores(as) da educação básica, docentes universitários e estudantes da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e participam dezessete professoras (da ed. infantil e ens. fundamental), cursistas de um programa de formação continuada no âmbito da Cultura Corporal de Movimento, promovido por uma Universidade Pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação paulista. Os dados foram coletados por grupo focal e observações de campo. Concluiu-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada com a constituição da identidade docente, valorizada pelas professoras como um elemento que possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais e assim manter o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade revelou-se no espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente concepções sobre o que é ser professor. As professoras revelaram, ainda, a necessidade de oportunidades para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, portadoras de uma identidade profissional própria. Entende-se que a formação desenvolvida na perspectiva crítica e colaborativa é propícia para (re)construir a identidade coletiva. | pt |
dc.format.extent | 6308-6320 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.