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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141685
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Sônia Aparecida Belletti-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:41Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:02Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-6672-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141685-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141685-
dc.description.abstractEstudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.pt
dc.format.extent6661-6672-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectProjeto de extensãopt
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt
dc.titleProjeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista (UNIP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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