Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141687
Título: 
A formação do leitor literário e as estratégias de leitura
Autor(es): 
Silva, Joice Ribeiro Machado da
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
A presente pesquisa tem como pressuposto que a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e não se reduz à decodificação de textos. O problema central consiste em encontrar metodologias que garantam a formação de leitor competente, função precípua da escola de Ensino Fundamental. Os objetivos desta pesquisa são: verificar como as estratégias de leitura norte-americanas, preconizadas por Pearson (2009) e Harvey e Goudvis (2008) ao serem ensinadas em contexto brasileiro, podem contribuir com a formação do leitor literário. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa-ação, aplicada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília/SP, na qual atuei como professora da turma. A pesquisa percorreu as seguintes fases: diagnóstico inicial e três etapas de aplicação da metodologia norte-americana, sendo a terceira com configuração avaliativa. Todas estas ações seguiram o suporte teórico sugerido pelos norte-americanos e se utilizou primordialmente da literatura infantil. Os resultados revelam que a incorporação apropriada das estratégias norte-americanas contribuem para a formação do leitor estratégico, aqui entendido como aquele capaz de superar seus problemas de compreensão textual. Dentre as sete estratégias ensinadas destacam-se as intensamente apropriadas pelas crianças no desenvolvimento da pesquisa: ativação do conhecimento prévio, a realização de conexões e de inferências, e elaboração de questões ao texto. Por fim, ressalto que a pesquisa contribui com a ampliação do acervo literário das crianças e o desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura infantil.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10655-10663
Duração: 
10655-10663
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Leitura
  • Estratégia de leitura
  • Literatura infantil
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141687
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.