You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorElorza, Natiele Silva Lamera-
dc.contributor.authorFürkotter, Monica-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:42Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:02Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-10966-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141688-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141688-
dc.description.abstractA forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt
dc.format.extent10954-10966-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectJogospt
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Matemáticapt
dc.titleO uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.