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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141696
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSiqueira, Giuliano Tierno de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:04Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9429-9437-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141696-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141696-
dc.description.abstractNeste artigo ambiciona-se pensar uma experiência de Aula no Ensino Superior a partir do conceito de Obra Aberta, dado a ler pelo escritor italiano Umberto Eco. A partir dos anos 60 do século passado o fenômeno de interpretação da Obra de Arte passou a considerar o intérprete como sujeito que participa ativamente da construção “final” do objeto artístico. A pretende aqui apresentar a análise de uma experiência de Aula no Ensino Superior como Obra Aberta, ou seja, uma Aula que só pode ser totalizada por cada aluno a partir de sua participação/interpretação. Na experiência aqui relatada a perspectiva metodológica foi a da utilização de fragmentos de textos como disparadores de conversar. Neste contexto, entende-se por fragmentos de textos um conjunto de frases escritas que organizam uma unidade de pensamento completo (complexo) e que sejam estilizadas nos diversos gêneros: filosófico, ensaístico, literário, de tradição oral, dentre outros. A articulação de tais fragmentos de textos que tangenciam o conteúdo programático da Aula tem se mostrado uma importante metodologia para a fomentação de discussões profícuas entre professor e alunos. Outro fator relevante para a reflexão desta metodologia é a constatação do movimento intenso de produção de textos escritos por parte dos alunos a partir desta experiência, dando a pensar a potência pedagógica da narrativa fragmentada no âmbito do movimento de ensino/aprendizagem acadêmico e como tal movimento propicia uma experiência de Aula como Obra Aberta.pt
dc.format.extent9429-9437-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleA aula como obra abertapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes de São Paulo-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9429-9437.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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