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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConceição, Willian Lazaretti da-
dc.contributor.authorCorsino, Luciano Nascimento-
dc.contributor.authorSanches Neto, Luiz-
dc.contributor.authorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorOkimura-Kerr, Tiemi-
dc.contributor.authorUlasowicz, Carla-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:05Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10891-10903-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141698-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141698-
dc.description.abstractPercorrendo a trilha da investigação na ação, nós professores-pesquisadores em educação física escolar, nos propomos a estudar o currículo da Educação Física do Estado de São Paulo (CEF-SP) e uma proposta de sistematização de conteúdos utilizada por professores-pesquisadores, tendo como objetivo analisar aspectos convergentes e divergentes no que tange a proposição de conteúdos. Com a apresentação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PC-SP) publicada no ano de 2008, muitos questionamentos vieram à tona, alguns ancorados em críticas pouco fundamentadas que por vezes desqualificavam as sugestões contidas no documento. Para tanto, utilizamos documentos como ponto de partida, estabelecendo relações com pesquisas realizadas no temário, teóricos do currículo, e á proposta de sistematização utilizada pelos professores-pesquisadores no cotidiano educacional. Nas considerações, ponderamos que os debates, as reflexões e discussões recorrente no grupo de professores-pesquisadores têm os aproximado do próprio saber e questionado o saber construído ou originário do acadêmico, ou seja, os professores estão produzido seus próprios conhecimentos e saberes, diferente de quando se recebe um currículo concluído. O reconhecimento por parte dos professores de sua capacidade transformadora e a descoberta de suas potencialidades colabora com a autovalorização dos docentes e o trabalho coletivo constrói o sentimento de grupo capaz de uni-los em torno da luta por objetivos comuns.pt
dc.format.extent10891-10903-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectProfessor-pesquisadorpt
dc.titleO currículo da rede pública estadual paulista e a proposta de sistematização de conteúdos temáticos por professores-pesquisadores de educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual da Bahia (UNEB)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionCentro Universitário Sant'Anna (UniSant'Anna)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10891-10903.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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